A importância da rotina para os estudos


* Texto escrito por Iracema Cerdán Zavaleta Galves

rotina

No dicionário, o verbete rotina é definido como “caminho utilizado habitualmente; prática constante e mecânica de repetir certas ações; procedimento regular ou habitual”.

Muitas vezes, essa palavra é vista como algo negativo, cansativo, como sinônimo de desânimo. Mas, para aqueles que têm um objetivo a ser cumprido, a rotina é vital para o êxito, pois ela organiza e estrutura o trabalho e o tempo, definindo metas a serem alcançadas.

Imagine uma escola que não tem organizadas as disciplinas e o tempo de cada uma delas: o aluno dessa escola não saberá qual o material que deverá colocar na mochila, os professores se sentirão perdidos não sabendo quem deverá entrar na sala primeiro e quanto tempo tem para ficar nela, e os pais, por sua vez, não conseguirão se organizar para esperar os filhos em determinada hora em casa.

Assim como uma escola deve ter uma rotina para organizar o trabalho tanto dos professores quanto dos estudantes, outros âmbitos da vida também precisam dessa organização.

rotina2

A rotina no estudo diário

 Aquele que quer ter sucesso na vida escolar deve ter uma rotina, pois, com ela, se adquire hábitos importantes para a aprendizagem efetiva.

Para o estabelecimento dessa rotina é importante conhecer o ritmo de cada um, pois, assim como as pessoas são diferentes, as rotinas para o sucesso delas também devem ser diferentes: uma pessoa que se concentra melhor não precisa, por exemplo, passar o dia todo estudando uma matéria, pois, provavelmente, absorverá o conteúdo mais rapidamente. Da mesma forma, uma pessoa que não gosta de estudar não conseguirá ficar horas e horas sentada diante dos livros, sem um descanso ou uma recompensa.

Depois de refletir sobre seu perfil de estudante, uma dica interessante é mesclar na rotina um momento de estudo e um momento de descanso, quando poderá fazer aquilo que gosta.

Por exemplo, se você vai à escola de manhã, não deverá nunca chegar em casa e já começar a estudar. Deve dar uma pausa, um tempo para relaxar.

Então, o recomendado seria, depois de chegar em casa, almoçar, assistir a um programa de televisão (para não correr o risco de passar o dia todo na frente da TV, use um despertador para avisar a hora de parar) e, em seguida, vá estudar ou fazer a lição. Esse momento também não pode ser muito longo, pois, depois de certo período, não se absorve mais nada. Assim, estipule estudar 50 minutos e descansar 10 e, em seguida, voltar a estudar. Use esses 10 minutos como prêmio e o utilize da forma como desejar: entrando em uma rede social, vendo um filme curto na Internet, fazendo um breve lanche ou mesmo dando uma volta no quarteirão para ver algum movimento.

Outra sugestão é sair da rotina. É isso mesmo: sair da rotina também deve fazer parte de sua rotina! Nada melhor do que ter um momento para não pensar em nada e fazer o que der vontade. Geralmente, as pessoas fazem isso no domingo, quando não têm nenhuma obrigação. Mas cada um deve encontrar o seu melhor momento para isso.

Siga nossas dicas:

  • Organize seu tempo, de modo que viabilize o cumprimento de todas as suas tarefas;
  • Use uma agenda para estruturar suas tarefas e respeite-a (mas seja realista, não coloque muitos itens, pois a frequência do não cumprimento deles pode causar desânimo);
  • Mantenha uma alimentação saudável (a fome desconcentra e comer em demasia te deixará indisposto);
  • Durma o suficiente (em média, as pessoas precisam de oito horas de sono por dia);
  • Seja flexível, esteja aberto a mudanças, mas assuma responsabilidade sobre aquilo que se propôs a fazer;
  • Recompense-se depois de fazer uma tarefa permitindo-se fazer aquilo que gosta;
  • Seja rigoroso com o tempo de descanso para que não se estenda mais do que deveria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *