A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO NA ESCOLA


Na escola é muito comum falar em provas: coisa que assusta o estudante, cansa o professor, preocupa os pais. A prova é uma das muitas avaliações que a escola faz, mas não a única, além disso, mesmo essa prova tem muitas formas de ser aplicada. De fato, seja esse tipo de avaliação seja outros são necessários.

Isso porque avaliar é fazer um julgamento sobre algo, estabelecendo alguns critérios para isto. Dizendo em outras palavras, a avaliação é um processo de indagação e reflexão e nos auxilia na compreensão e fortalecimento daquilo que queremos alcançar (ÁLVAREZ MÉNDEZ, 2003). Ela também é importante para que se perceba o que está errado e corrigir (DEMO, 2002).

Na escola, a avaliação se faz necessária, uma vez que serve para saber da distância existente entre o lugar que o aluno ocupa no momento e o lugar onde imaginamos que deveria estar (DEMO, 2002), de acordo com os objetivos educacionais que acreditamos ser importantes que o estudante realize.

Apesar de necessária para o processo ensinoaprendizagem há que se tomar cuidado, pois ela pode tornar-se negativa para aquele que se submete a ela. DEMO (2002) alerta que ela pode enfatizar a desigualdade, podendo então ser instrumento de exclusão, humilhando o aluno, destruindo expectativas e alargando o fosso social. É importante ressaltar que as pessoas não são iguais, ou seja, a desigualdade existe, mas a avaliação deve ser usada para explicitar e superar as dificuldades e não para evidenciar as diferenças.

 

Referências bibliográficas

ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. A avaliação em uma prática crítica. In: Pátio. Ano VII, nº 27, ago-out/2003, p.21-24.

DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

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