A importância da orientação profissional na hora de escolher


Texto escrito por Iracema Cerdan Zavaleta Galves

A adolescência é um período difícil na vida do ser humano, pois muitas mudanças estão acontecendo, tanto física quanto psicologicamente. O indivíduo sabe que não é mais uma criança (apesar de que algumas características dessa fase ainda estejam presentes), mas ainda não é um adulto. Nesse período é vivenciada a magia de vir a ser adulto e o luto da perda da infância. Juntamente com estas mudanças há a necessidade da escolha profissional.

Entre os jovens e seus familiares, a escolha profissional é uma grande preocupação. Um dos motivos é o fato de se acreditar que essa escolha deverá permear toda a vida profissional da pessoa. Mesmo depois de ter feito a opção por um curso superior ou tecnológico, muitas vezes a pessoa se depara com a dúvida de estar ou não na carreira certa ou se esta trará a felicidade tão almejada no futuro.

A família, por sua vez, participa dessa decisão e é afetada por ela, direta ou indiretamente, pois pode sofrer com o desgaste que o filho está vivenciando ou com fato de buscarem a própria realização através da escolha desse adolescente. A expectativa demonstrada pelos familiares também pode aumentar a ansiedade do adolescente.

Visando contornar essas dificuldades, a orientação profissional feita por um profissional especializado tende a auxiliar o jovem vestibulando a partir de um plano de análise psicológica e mediante o emprego de recursos e técnicas psicológicas.

Evidentemente, estes encontros não se propõem a dar ao jovem uma solução mágica, mas auxiliá-lo numa busca interna, que lhe traga como resposta uma escolha mais gratificante ou que, ao menos, diminua a ansiedade que envolve a escolha profissional e a cobrança pessoal de alcançar êxito nela.

importancia2

BIBLIOGRAFIA

BOCK, Silvio Duarte. Orientação Profissional: a abordagem sócio-histórica. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

BOHOSLAVSKY, Rodolfo. Orientação Vocacional: estratégia clínica.  11ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LARA, L.D.; ARAÚJO, M.C.S.; LINDNER, V.; SANTOS, V.P.L.S. O adolescente e a escolha profissional: compreendendo o processo de decisão. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 9, n.1, jan./abr. 2005, p.57-61.

SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo. Maringá. v. 10, n. 1, abr. 2005.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *