Concepções | Humanista |
Homem | – Na concepção humanista de educação, a pessoa é considerada em processo contínuo de descoberta de seu próprio ser, ligando-se a outras pessoas e grupos.
– O objetivo último do ser humano é a autorrealização ou o uso pleno de suas potencialidades e capacidades. – O ser humano é uma totalidade, é independente, diferente, autônomo e, como tal, devendo ser aceito e respeitado. – Sentimentos e experiências exercem papel importante como fator de crescimento. |
Sociedade | – A educação humanista não trata especificamente da sociedade.
– A única autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal. |
Mundo | – A realidade é um fenômeno subjetivo (o ser humano reconstrói em si o mundo exterior, partindo de sua percepção, recebendo os estímulos, as experiências, atribuindo-lhes significado).
– Uma das condições necessárias para o desenvolvimento individual é o ambiente. – A visão de mundo e da realidade na educação humanista é desenvolvida impregnada de conotações particulares na medida em que o ser humano experiencia o mundo e os elementos experienciados vão adquirindo significados para o indivíduo. |
Educação | – Ensino centrado no aluno.
– Educação do homem como um todo e não somente dele em situação escolar. – Sua finalidade primeira é a criação de condições que facilitem a aprendizagem do aluno, e o objetivo básico é liberar a sua capacidade de auto-aprendizagem de forma que seja possível seu desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional. – Tudo o que estiver a serviço do crescimento pessoal, interpessoal ou intergrupal é educação. – Os motivos de aprender deverão ser os do próprio aluno. – A aprendizagem implica em mudanças. – Valorização da busca progressiva da autonomia: dar regras a si mesmo, assumir na sua existência as regras que propõe ao grupo e a si mesmo. |