Concepções | Tradicional |
Homem | – Na educação tradicional, o ser humano é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes e úteis para ele.
– É um receptor passivo até que, repleto de informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam. – No início de sua vida, é considerado uma espécie de tábula rasa. |
Sociedade | – As experiências e aquisições das gerações adultas são condição de sobrevivência das gerações mais novas, como também da sociedade. |
Mundo | – O mundo é externo ao indivíduo e este irá apossando-se gradativamente de uma compreensão cada vez mais sofisticada dele na medida em que se confronta com os modelos, com os ideais, as aquisições científicas e tecnológicas, os raciocínios e demonstrações, as teorias elaboradas através dos séculos. |
Educação | – A educação tradicional tem uma visão mais individualista do processo educacional.
– Educação bancária (segundo Paulo Freire), pois caracteriza-se por depositar no aluno conhecimentos, informações, dados, fatos etc. – Educação tradicional é entendida como instrução, caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola. – Educação como produto, pois os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos. |