Sugestão de Aula: Frações Equivalentes (4º / 5º ano)

Objetivo Geral: Identificar frações equivalentes.

Objetivos Específicos: 

  1. Buscar conhecimentos prévios sobre frações;
  2. Observar a representação gráfica de frações equivalentes;
  3. Comparar frações;
  4. Identificar frações equivalentes;
  5. Aplicar a noção de frações equivalentes em situações cotidianas.

Recursos necessários: folha sulfite, lápis de cor, lápis

1ª parte

Tempo previsto: 15 minutos

Orientação:

Distribua aos estudantes uma folha sulfite e peça para que cada um a divida, com traçado de lápis ou dobrando a folha, em partes iguais (o próprio aluno definirá em quantas partes sua folha será dividida).

Em seguida, peça para que cada aluno pinte com lápis de cor quantas partes desejar.

Feito isso, explique que a folha está representando um inteiro. Assim, cada aluno deverá anotar no verso da folha a fração que corresponde à parte pintada.

Peça para que os alunos que se sentirem à vontade exponham a execução da atividade a fim de verificar a compreensão dela e sanar possíveis dificuldades.

Se houver necessidade, retome o conceito de fração (números usados para indicar uma porção de um todo), a nomenclatura (numerador e denominador) e a representação da fração (o número de partes pintadas/usadas deve ser colocado em cima – numerador – e o número de partes cujo todo foi dividido deve ser colocado em baixo – denominador).

 

2ª parte

Tempo previsto: 15 minutos

Orientação:

Oriente os estudantes a caminhar pela sala, observando a tarefa feita pelos colegas, e peça para que se sentem com um colega que pintou a mesma quantidade da folha, mesmo que a fração não seja igual entre eles. Se necessário, mostre alguns exemplos.Passeie junto com os alunos pela sala para orientar, caso haja necessidade, a comparação das frações. Pode acontecer de alguns alunos não encontrarem pares a partir desse critério, então, o(a) professor(a) deverá organizar esses alunos em duplas a partir de outro critério conveniente (como, por exemplo, aqueles que têm frações de mesmo numerador ou de mesmo denominador). 

Atenção: Caso alguns alunos tenham elaborado uma estratégia diferente da esperada para encontrar suas duplas, peça que eles justifiquem o raciocínio (podendo ou não ser discutido com a classe toda).

 

3ª parte

Tempo previsto: 20 minutos

Orientação:

Questione a turma sobre o ocorrido: é possível usar a mesma parte de um todo de modos diferentes?

Deixe que conversem nas duplas por um momento e incentive para que contem suas conclusões à turma.

Depois que os alunos chegarem à conclusão de que diferentes frações podem indicar a mesma quantidade, apresente o conceito de frações equivalentes (frações que têm escritas diferentes, mas que representam a mesma parte do inteiro) e dê outros exemplos a fim de que eles as identifiquem, tirem suas dúvidas e fixem o conteúdo.

 

4ª parte

Tempo previsto: 30 minutos

Orientação:

Ofereça situações-problema para que a turma resolva e verifique se ainda há dúvidas com relação a esse conteúdo.

 

SITUAÇÃO 1:

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Resposta:

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SITUAÇÃO 2:

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Resposta:

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SITUAÇÃO 3:

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Resposta:

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