Os danos ambientais de uma viagem

[:pb]Viajar enriquece culturalmente e emocionalmente. Com uma viagem podemos aprender sobre outras culturas, compreendemos mais sobre a História, experimentamos novos pratos, novos cheiros e novas cores. Também aprendemos a respeitar o diferente. Descansamos a mente. Conhecemos e fazemos amizades que podem durar ou não.

Ou seja, tudo de bom, certo? Quase isso! Um grande inconveniente é a grande emissão de dióxido de carbono no ambiente. Isso porque ao viajar, a não ser que o turista faça todo o trajeto à pé ou em bicicleta, usa-se muito o sistema de transporte e eles poluem bastante. Por exemplo: o avião é um grande emissor de dióxido de carbono e, com isso, polui mais.

Fonte: http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/meioambiente/emissaoco2efeitoestufa.pdf
Fonte: http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/meioambiente/emissaoco2efeitoestufa.pdf

A emissão de dióxido de carbono no ambiente contribui para o efeito estufa e o aquecimento global, o que tem preocupado muitos ambientalistas ultimamente.

Mas, o que fazer? Deixar de viajar? No nosso caso, pensamos em possibilidades de compensar o meio ambiente por tantas emissões: uma delas foi plantar árvores: plantamos uma centena delas em uma área rural nos Andes do Peru.

Plantando árvores em Porvenir (Peru, 2015)
Plantando árvores em Porvenir (Peru, 2015)

Plantar árvores parece tarefa fácil, mas o problema está em onde plantar: há lugares, como na cidade de São Paulo, onde não há espaço e a necessidade de autorização dificulta um pouco esse trabalho (leia a matéria sobre o plantio de árvore em São Paulo e/ou acesse o site da própria prefeitura).

Outra foi proporcionar um dia de coleta de lixo em uma praia (também no Peru).

Coleta de lixo em Huanchaquito (Peru, 2015)
Coleta de lixo em Huanchaquito (Peru, 2015, Evento em facebook)

Sabemos que só isso não é suficiente, deveríamos fazer muito mais, uma vez que a paixão em viajar não acaba com uma ou duas viagens e, sempre que é possível, queremos cair na estrada novamente.

Curiosidade

Se você quer saber quanto emite de dióxido de carbono por ano, o site SOS Mata Atlântica oferece uma calculadora na qual coloca-se os dados de gastos diários ou mensais com transporte, gás de cozinha, energia elétrica etc. e, ao final, ela te dá o número de árvores que você deveria plantar para compensar o meio ambiente.[:pe]Viajar enriquece cultural y emocionalmente. Con un viaje podemos aprender sobre otras culturas, comprendemos mas sobre la Historia, experimentamos nuevas comidas, nuevos olores y nuevos colores. También aprendemos a respetar lo diferente. Descansamos la mente. Conocemos y hacemos amistades que pueden durar o no.

O sea, todo es bueno, ¿o no? ¡Casi todo! Un gran inconveniente es la gran emisión de dióxido de carbono al ambiente. Eso porque al viajar, a no ser que el turista haga todo el trayecto caminando o en bicicleta, se usa mucho el sistema de transporte y estos contaminan bastante. Por ejemplo: el avión es un gran emisor de dióxido de carbono y, con eso, contamina mas.

Fonte: http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/meioambiente/emissaoco2efeitoestufa.pdf
Fonte: Adaptado de http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/meioambiente/emissaoco2efeitoestufa.pdf

La emisión de dióxido de carbono al ambiente contribuye para el o efecto invernadero y al calentamiento global, lo que tiene preocupado a muchos ambientalistas ultimamente.

Pero, que hacer? Dejar de viajar? En nuestro caso, pensamos en posibilidades de compensar el medio ambiente por tantas emissiones: una de estas fue plantar alcanfores: plantamos poco mas un centenar de estos en la sierra liberteña de Perú.

Plantando árboles en el cacerio el Porvenir, La Libertad (Perú, 2015)
Plantando árboles en el cacerio el Porvenir, La Libertad (Perú, 2015)

Plantar árboles parece tarea fácil, pero el problema está en donde plantar: hay lugares, como en las grandes metropolis como, por ejemplo, la ciudad de São Paulo o Lima donde no hay espacio y a veces hay necesidad de autorización municipal lo que dificulta un poco ese trabajo (lea la matéria sobre el plantio de árboles en São Paulo yo accese el site del própio municipio).

Otra posibilidad fue hacer colecta de basura en una playa.

Colecta de basura en Huanchaquito (Perú, 2015, https://www.facebook.com/events/452957808228010/)
Colecta de basura en Huanchaquito (Perú, 2015, Evento en facebook)

Sabemos que solamente eso es suficiente, deveriamos hacer mucho mas, ya que la pasión en viajar no acaba con uno o dos viajes y, siempre que es posible, queremos ir a la carretera nuevamente.

Curiosidad

Si quieres saber cuanto dióxido de carbono es emitido en un año, el site SOS Mata Atlântica ofrece una calculadora donde se coloca los datos de gastos diários o mensuales con transporte, gas, energia eléctrica etc. y, al final, te da el número de árbores que deverias plantar para compensar al medio ambiente.[:]