Uma criança que ainda não sabe ler nem escrever pode, sim, aproveitar um momento de leitura. Claro, ela não vai conseguir ler, mas um intermediário a introduzirá nesse novo e rico mundo.
Geralmente, a introdução ao mundo letrado se dá por meio de um (ou muitos) adulto. Essa interação entre a criança e o adulto é muito importante, pois, além de mostrar esse novo modo de ver as coisas, também estreita o vínculo entre eles, o que é super saudável, pois favorece o aprendizado efetivo e deixa registrado na memória de todos os envolvidos os momentos prazerosos compartilhados.
Mas, por que é importante que a criança entre em contato com o mundo letrado desde cedo?
O ato de ler é diferente do falar: na leitura textual há o contato com uma forma de linguagem mais formal e rebuscada, com um vocabulário mais amplo e com construções lexicais mais abstratas e complexas.
Aquele que tem contato com o mundo letrado cedo tende a ter mais facilidade na aquisição da escrita.
Mas, atenção, esse contato com o mundo letrado não se dá somente com livros! O ideal é explorar todas as formas de linguagem: oral, escrita e digital (TV, computador), para enriquecer a linguagem dessa criança.
Sugestões:
Ana Teberosky, pesquisadora argentina, num vídeo para o Jornal Futura, dá algumas sugestões que podem ser seguidas tanto pelos pais e outros familiares quanto pelos professores.
- Manusear livros, mostrando como se usa.
- Ler em voz alta para a criança fazendo intervenções, ou seja, o adulto faz comentários acerca da leitura e incentiva a participação da criança perguntando, respondendo, localizando imagens ou partes do texto.
- Incentivar a criança a memorizar a história com a finalidade de ajudá-la no desenvolvimento da linguagem oral.
- Incentivar a criança a recontar a história (também para desenvolver a linguagem oral).
- Incentivar a criança a contar a história enquanto o adulto escreve aquilo que está sendo contado.