O que é Apartheid?

Placas de identificação usadas na África do Sul quando o Apartheid era lei. Foto tirada no Museu do Apartheid, por Iracema C. Z. Galves, em Johannesburgo, África do Sul (2015).

Apartheid é um termo que surgiu na África do Sul, usado para designar a separação das raças brancas e não brancas (ou seja, negros, mestiços, indianos, asiáticos). Teve início em 1948 e durou até 1994. Nesse período os negros não podiam frequentar os mesmos lugares que os brancos e isso era designado com placas.

A opressão dos negros era grande e os insultos eram vivenciados cotidianamente como algo natural, como se, de fato, os brancos europeus fossem uma raça superior.

Durante um longo período muitos lutaram para que essa lei fosse extinguida e um dos grandes ícones dessa luta foi Nelson Mandela, que esteve preso por 27 anos por ter lutado por essa causa. Quando saiu, continuou batalhando pela equidade de direitos entre brancos e negros e chegou a ser presidente da África do Sul.

Estátua em homenagem a Nelson Mandela, em Joannhesburgo (África do Sul) – foto tirada por Iracema C. Z. Galves, em 2015

Infelizmente, esse fenômeno aconteceu também em outras partes do mundo, como no sul dos Estados Unidos, por exemplo.

Para saber mais:

  • O filme Mandela retrata bem a história de Nelson Mandela e é possível visualizar como foi o período em que a África do Sul sofreu com o apartheid.
  • Na internet, veja mais sobre o Apartheid em: 
  • Para se aprofundar em Nelson Mandela, sugerimos os livros abaixo: