Pedagogia dos Conteúdos X Educação Popular


Existe uma metodologia melhor? Existem, sim, princípios diversos e são estes que norteiam o trabalho do professor, de acordo com a visão de homem e mundo que ele tenha, ele vai fazer com que sua aula tendencie mais para um lado ou outro.

Veja a seguir as diferenças e semelhanças entre a Pedagogia dos Conteúdos e a Educação Popular.

Pedagogia dos Conteúdos

Educação Popular

* Diferenças entre o universo cultural do aluno e a cultura da escola não dificultam a comunicação entre o estudante e o professor.

* Conhecimento universal objetivo (a ser dominada por todos).

* Subordina os demais elementos do processo curricular – objetivos, metodologia e avaliação – aos conteúdos, principalmente ao conhecimento objetivo e sistematizado pela escola (ênfase no conhecimento que a escola deve socialização).

* Procura teorizar a partir da realidade brasileira.

* Valoriza o saber sistematizado e a cultura dominante.

* Enfatiza mais a transmissão que a produção do saber.

* Privilegia a cultura erudita e defendem a socialização do conhecimento objetivo.

* Postura dialética para analisar os problemas educacionais.

* Professor tem uma atuação ativa.

* Valoriza a exploração de todo o significado que aquele conceito possa ter para o estudante, o que exige que partamos de palavras ou conceitos que lhe representem alguma coisa concreta.

* Se restringe à cultura original do aluno.

* O eixo norteador para a organização curricular é as necessidades e exigências da vida social e não as disciplinas tradicionais.

* Procura teorizar a partir da realidade brasileira.

* Enfatiza a necessidade de criação de um conhecimento revolucionário nas escolas.

* Não aceita a separação entre transmissão e produção do saber.

* Valoriza o saber popular e o utiliza como instrumento de conscientização da situação de opressão das camadas subalternas.

* Postura dialética para analisar os problemas educacionais.

* Utiliza espaços educativos não formais.

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