Existe uma metodologia melhor? Existem, sim, princípios diversos e são estes que norteiam o trabalho do professor, de acordo com a visão de homem e mundo que ele tenha, ele vai fazer com que sua aula tendencie mais para um lado ou outro.
Veja a seguir as diferenças e semelhanças entre a Pedagogia dos Conteúdos e a Educação Popular.
Pedagogia dos Conteúdos |
Educação Popular |
* Diferenças entre o universo cultural do aluno e a cultura da escola não dificultam a comunicação entre o estudante e o professor.
* Conhecimento universal objetivo (a ser dominada por todos). * Subordina os demais elementos do processo curricular – objetivos, metodologia e avaliação – aos conteúdos, principalmente ao conhecimento objetivo e sistematizado pela escola (ênfase no conhecimento que a escola deve socialização). * Procura teorizar a partir da realidade brasileira. * Valoriza o saber sistematizado e a cultura dominante. * Enfatiza mais a transmissão que a produção do saber. * Privilegia a cultura erudita e defendem a socialização do conhecimento objetivo. * Postura dialética para analisar os problemas educacionais. * Professor tem uma atuação ativa. |
* Valoriza a exploração de todo o significado que aquele conceito possa ter para o estudante, o que exige que partamos de palavras ou conceitos que lhe representem alguma coisa concreta.
* Se restringe à cultura original do aluno. * O eixo norteador para a organização curricular é as necessidades e exigências da vida social e não as disciplinas tradicionais. * Procura teorizar a partir da realidade brasileira. * Enfatiza a necessidade de criação de um conhecimento revolucionário nas escolas. * Não aceita a separação entre transmissão e produção do saber. * Valoriza o saber popular e o utiliza como instrumento de conscientização da situação de opressão das camadas subalternas. * Postura dialética para analisar os problemas educacionais. * Utiliza espaços educativos não formais. |