Personagens folclóricos

No dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore Nacional.

Segundo as Definições de Oxford Languages na internet, folclore significa o conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral.

O Brasil tem uma infinidade linda de personagens folclóricos e são alguns deles que queremos apresentar neste post:

Curupira

Imagem retirada do site Maçayó.

O Curupira é o maior pesadelo para aqueles que fazem mal para os animais e árvores da floresta. Ele tem cabelo de fogo, olhos brilhantes, orelhas enormes e pés virados para trás (estes servem para despistar os caçadores que tentam seguir as pegadas).

Boto cor-de-rosa

Imagem retirada de https://blogdatia-jaque.blogspot.com/2017/08/lenda-do-boto-cor-de-rosa.html

O Boto-cor-de-rosa vive nos rios e às vezes se transforma num moço bonito, que usa sempre um terno branco e chapéu (que ele usa para esconder o orifício no alto da cabeça). Ele tem fama de conquistar as moças da região, mas, ele logo desaparece sem deixar pistas.

Saci-Pererê

O saci-pererê tem apenas uma perna e usa um gorro vermelho. Ele é muito levado: entra nas casas, apaga o fogo da comida e faz as pessoas se perderem nas estradas.

Iara

A Iara é a sereia brasileira: é metade mulher e metade peixe. Ela seduz os homens com seu canto e os faz a seguirem até o fundo dos rios.

Boitatá

O Boitatá é uma cobra de fogo. Ela anda pelas matas para assustar quem prejudica a natureza.

Cuca

A Cuca é um bicho-papão: tem cabeça de jacaré e surge durante a noite para levar as crianças mal-educadas.

Mula-sem-cabeça

Imagem retirada de https://www.significados.com.br/folclore-brasileiro/

A Mula sem cabeça é uma mula que tem ferraduras de metal, mas não tem cabeça – de seu pescoço sai fogo.

Mais informações:

  • Aqui no site, nós oferecemos uma Cruzadinha bem bacana sobre os Personagens do Folclore Brasileiro:
  • Se quiser saber um pouco mais do Curupira e fazer uma atividade (voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental), o Mar do Conhecimento tem o texto Proteger a Floresta: Caça Palavras Curupira.
  • Também temos uma sugestão de atividade de Matemática que une Folclore e frações (indicada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental): Matemática Folclore 5º ano.
  • Para uma dramatização, ensinamos a fazer um boné da Cuca.
  • Sobre adivinhas (que são consideradas parte do Folclore, por ser cultura popular), temos um vídeo em nosso canal.
  • Há também leituras diversas sobre o Folclore. Sugerimos também um livro bem legal e interessante para as crianças, pois os mitos e lendas do Folclore Brasileiro são narrados pela Turma da Mônica, que geralmente elas adoram. O livro acompanha um CD, então, as histórias podem ser lidas ou escutadas: