
Você sabe o que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é usar os recursos da natureza sem esgotá-los ou comprometê-los para que as gerações futuras possam também usufruir deles.
Por que é importante falarmos sobre sustentabilidade?
Com o aumento no consumo de bens, os recursos estão sendo mais usados hoje do que no passado, o que compromete a existência desses recursos num futuro não tão distante. Para que isso não aconteça, é necessário revermos a nossa relação com as coisas e a maneira com que lidamos com os recursos naturais.
O que podemos fazer, efetivamente, para sermos mais sustentáveis?
Reutilize
Evite descartar materiais que podem ser usados para outros fins.
Sabe aqueles potes de sorvete de 2L? Depois que o sorvete acaba, você pode utilizá-lo como organizador, para guardar frutas, legumes e ovos na geladeira. Outra ideia é reutilizá-lo para guardar mantimentos ou até mesmo seu kit de costura ou artesanato.
O mesmo podemos fazer com os vidros de azeitona, geleia ou de palmito e latas de achocolatado, leite em pó e de aveia: ficarão lindos para decorar e até mesmo para guardar bombons, balas e chocolates, fazendo decoupagem neles (arte de decorar um objeto sendo vidrou ou madeira colando recortes de papel colorido nele), por exemplo.

Cuidado especial ao óleo de cozinha
E o óleo de cozinha? Jamais jogue-o na pia! Ele pode entupir o encanamento, além de contaminar a água e prejudicar toda a vida aquática.
Faça seu descarte nos locais adequados, mas caso não encontre ou não tenha tempo, tem cooperativas que fazem a coleta em casa e troca por produtos de limpeza.
Outra opção é fazer seu próprio sabão utilizando esse óleo. Segue uma receita bem simples que tem um ótimo resultado.
Use menos plástico
Usamos o plástico de maneira excessiva e ele não é de fácil decomposição (demora centenas de anos para se decompor na natureza). Ou seja, ele tem se acumulado nos mares e aterros, prejudicando muito a fauna e a flora.

Para usar menos plástico, considere:
- levar a sua sacola quando for fazer compras (ou coloque as compras em caixas de papelão);
- não use canudos de plástico quando for beber algo;
- evite copos, pratos e talheres descartáveis;
- usar garrafas retornáveis na compra de refrigerantes;
- comprar refil de sabonete líquido, shampoo e condicionador.
Use água de maneira consciente
Apesar do grande volume de água no planeta, apenas uma pequena parte é potável. Ou seja, a água é um recurso finito e precisamos cuidar muito bem dela.
Nossas sugestões são:
- reutilizar a água da máquina de lavar e do chuveiro;
- coletar água de chuva;
- diminuir o tempo do banho e/ou fechá-lo enquanto estiver se ensaboando;
- fechar a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa a louça;
- ensaboar as louças com a torneira fechada.
Economize energia
Ao se gerar energia também se utiliza recursos naturais e se polui o ambiente.
E, aqui, convido vocês a pensar em algo mais amplo quando dizemos “energia”. A energia é a elétrica, que ilumina a casa, por exemplo, mas é também a que se produz através da gasolina, que faz o carro andar. Energia também são as calorias que gastamos para exercer as mais diversas atividades.
Você já pensou que quando você compra uma garrafa de suco de laranja, você está pagando, além do produto, por “todas as energias gastas” para produzí-lo e para que ele chegue até você? Ou seja, o trabalho da pessoa que colheu as laranjas, daquele que as levou para a fábrica, todo o processo de produção da garrafa e do suco, o transporte do produto desde a fábrica até o estabelecimento comercial, etc. Assim, se você compra menos, você economiza todos os recursos necessários para fazer isso acontecer. Por isso, a importância do consumo consciente.
Para economizar energia, considere:
- dar preferência à luz do sol e, sempre que possível, deixar as janelas abertas para não precisar acender as luzes artificiais da casa;
- abrir as janelas para refrescar a casa, evitando, assim, o uso de ventiladores ou ar condicionado;
- comprar de produtores que estão próximos a você, pois eles gastaram menos combustível para chegar até você.
Aproveite o máximo que puder dos alimentos
Alguns alimentos que comemos podemos reaproveitar as suas cascas. Já imaginou comer bolo de banana feito com a casca da própria banana? E um brigadeiro também feito de cascas de banana? E, por último, picles de cascas de melancia? As receitas estão disponíveis nos links abaixo:
https://www.tudogostoso.com.br/receita/9693-bolo-de-casca-de-banana.html
https://www.tudogostoso.com.br/receita/35905-brigadeiro-de-casca-de-banana.html

Também é possível fazer uso de uma composteira para transformar os restos de matéria orgânica em adubo.