Vulcões

Um vulcão é uma abertura na crosta terrestre por onde são expelidos o magma vindo do interior da Terra, atingindo a superfície. Ele parece com uma montanha, mas, de tempos em tempos, pode entrar em erupção e soltar lavas capazes de destruir muito daquilo que está a sua volta.

Vulcão Pichu Pichu, visto desde o Mirador de Carmen Alto, Arequipa, Peru (foto tirada por Iracema Cerdan Zavaleta Galves, em 2015)

Muitas histórias ficaram marcadas devido à atividade de vulcões. Um exemplo é a famosa cidade italiana Pompeia, que sofreu com a erupção do vulcão Vesúvio, em 79 a.C., deixando cerca de 16 mil pessoas mortas.

Sítio Arqueológico de Pompeia (Itália), a famosa cidade que foi alvo da erupção do vulcão Vesúvio, sepultando, assim, todo o lugar com tudo o que lá havia (foto tirada por Iracema Cerdan Zavaleta Galves, em 2005).

Pra entender melhor esse fenômeno, precisamos saber que a Terra é constituída de camadas:

  1. Crosta: camada mais fina, na superfície, onde nós vivemos;
  2. Manto: constituído de material pastoso, com temperaturas chegando até 2000 ºC;
  3. Núcleo: encontra-se em estado líquido, com temperaturas muito altas, chegando a 5000 ºC.

O magma é o material que está nessas camadas mais profundas da Terra e também é o que sai do vulcão – a lava – quando entra em erupção.

Você pode ver um vulcão em erupção assistindo a este vídeo.

Você também pode simular a atividade de um vulcão usando materiais simples, como massinha, bicarbonato de sódio e vinagre. Com a massinha, você modela o vulcão. Então, acrescente um pouco do bicarbonato (se quiser, use um pouco de corante alimentício para dar cor à sua lava) no buraco dentro do seu vulcão. E, em seguida, acrescente aos poucos o vinagre no mesmo buraco.

Vulcão modelado com massinha

Assista ao vídeo do experimento clicando aqui.