Concepções | Sócio-cultural |
Homem | – Na educação sócio-cultural, o ser humano é o sujeito da educação.
– A interação homem-mundo, sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis. – Quanto mais o homem reflete sobre a realidade, sobre a sua própria situação concreta, mais se torna progressiva e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para mudá-la. – Toda ação educativa deverá promover o próprio indivíduo e não ser instrumento de ajuste deste à sociedade |
Sociedade | – A história consiste nas respostas dadas pelo homem à natureza, aos outros homens, às estruturas sociais, e na tentativa de ser progressivamente cada vez mais o sujeito de sua práxis, ao responder aos desafios de seu contexto.
– A participação do homem como sujeito na sociedade, na cultura, na história, se faz na medida de sua conscientização, a qual implica a desmitificação. – O homem alienado não se relaciona com a realidade objetiva, como um verdadeiro sujeito pensante: o pensamento é dissociado da ação. |
Mundo | – Os homens estão situados no tempo e no espaço, inseridos num contexto sócio-econômico-cultural-político, enfim, no contexto histórico.
|
Educação | – O homem é sujeito da educação.
– A ausência de uma reflexão sobre o homem implica o risco de adoção de métodos educativos e diretrizes de trabalho que o reduzem à condição de objeto. Por outro lado, a ausência de uma análise do meio cultural implica o risco de se realizar uma educação pré-fabricada, não adaptada ao homem concreto a quem se destina. – Na educação sócio-cultural, o objetivo da educação é provocar e criar condições para que se desenvolva uma atitude de reflexão crítica, comprometida com a ação. – A educação se dá, enquanto processo, em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração. |
Concepção de educação: Educação Sócio-cultural
