Cuidados com o bebê na praia

[:pb]Viajar é sempre muito bom, mas quando temos bebês em casa acabamos pensando duas vezes antes de sair, pois os cuidados sempre são maiores e precisamos levar muito mais coisas para o passeio. Porém, é possível ir à praia com eles!

Nós listamos alguns lembretes que facilitarão o passeio da família evitando que algo indesejado aconteça com o bebê na praia.

1º Sol antes das 10h ou depois das 16h

Sei que essa regra é meio chata, principalmente quando estamos de férias e queremos aproveitar para dormir um pouco mais, mas a saúde do bebê está em primeiro lugar, não é mesmo?

A pele do bebê é muito sensível, principalmente para aqueles que vão “pegar um bronze” pela primeira vez. Todo cuidado é pouco.

2º Protetor solar próprio para bebês fator 50 ou superior, de preferência sem perfume

Pelo mesmo motivo da sugestão acima, não economize no protetor solar: sempre que estiver com seu bebê na praia passe o protetor solar fator 50 ou superior várias vezes e em quantidade significativa.

3º Procure praias próprias para banho

Geralmente as praias urbanas são mais poluídas. Dê preferência àquelas classificadas com uma boa balneabilidade, ou seja, que são boas para se banhar e praticar esportes. Faça uma busca rápida sobre a balneabilidade da região que pretende viajar, provavelmente você terá a relação de praias próprias e impróprias. Esse endereço, por exemplo, lista a balneabilidade das praias de Santa Catarina: http://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/dlg_balneabilidade.php e, esse outro, das praias da Bahia: http://www.inema.ba.gov.br/servicos/monitoramento/qualidade-das-praias/.

4º Leve talco para tirar a areia da pele do bebê
mãe e filho na praia
Salvador, 2017

Às vezes, a areia fica grudada e incomoda, né? Não mais!! Passe um pouco de talco na pele que estiver com areia. Depois, uma simples batidinha tirará toda a areia que estiver atrapalhando o bebê, a criança ou mesmo o adulto.

5º Respeite os horários do seu bebê

A rotina dos pequenos são importantes para eles, pois os fazem sentirem-se seguros. As primeiras viagens já são estressantes por ser tudo novidade e, por isso, quanto mais respeitarmos os horários de sono e alimentação, melhor. Procure organizar os passeios nos horários em que o bebê está desperto e animado.

pai e filho na praia
Praia da Boa Viagem, Salvador, 2017

E, para finalizar, vale lembra que o bebê deve ser respeitado. Caso ele se assuste com as ondas do mar, com o barulho da praia, o sol, o vento… não insista e faça de tudo para protegê-lo e fazê-lo sentir-se seguro. Ele tem a vida toda para curtir a praia, não precisa fazer de tudo logo na primeira vez.[:pe]Viajar es algo especial, pero cuando tenemos bebés acabamos pensando dos veces antes de salir debido a los mayores cuidados que debemos tener con ellos y siempre hay más cosas para llevar y otras tantas para arreglar. Aun así, es posible ir a la playa con los pequeños.

Hicimos algunas notas importantes para facilitar el paseo de la familia, impidiendo que algo malo pase con los bebés en la playa.

 

1º El sol es adecuado antes de las 10 am y después de las 4 pm

Sabemos que esa regla no es la más fácil de cumplir, principalmente cuando estamos de vacaciones y queremos aprovechar para dormir un rato más, pero la salud del bebé está en primer lugar, cierto?

La piel del bebé es muy sensible, principalmente para los pequeñines que van a “broncearse” por primera vez. Todo cuidado es poco.

 

2º Protector solar propio para bebés (factor 50 o superior), preferentemente sin perfume

Por la misma razón que la primera sugerencia de este texto, no ahorre en el protector solar: siempre que su bebé este en la playa pase el protector solar factor 50 o superior muchas veces y en buena cantidad.

 

3º Busque playas aptas para baño

Generalmente las playas más cerca de la ciudad con las más sucias y no so aptas, aún mas para los bebes, esté atento. En Perú se puede verificar las playas aptas en site de Digesa.

 

4º Lleve talco para quitar la arena de la piel del bebé
mãe e filho na praia
Salvador, 2017

A veces, la arena se pega al cuerpo y es difícil retirarla. En esas ocasiones, pase un poco de talco en la piel arenada. Verá que la arena sale rapidito.

 

5º Respete los horarios del bebé

La rutina de los pequeños son importantes para ellos, pues es eso que los hacen sentirse seguros. Los primeros viajes suelen ser muy estresantes por ser todo nuevo y, por eso, cuanto más respetemos los horarios de su sueño y alimentación, mejor. Organice los paseos en los horarios en que usualmente el bebé esté despierto y animado.

pai e filho na praia
Praia da Boa Viagem, Salvador, 2017

 

Y, para terminar, vale la pena recordar que el bebé debe ser respetado. Caso él se asuste con las olas del mar, con el ruido de la playa, el sol, el viento, y por que no la lluvia, no insista y haga de todo para que él se sienta protegido y en seguridad. Él tiene toda una vida para disfrutar de la playa, no es necesario que haga todo en su primera vez.[:]